sexta-feira, 6 de outubro de 2017

De volta!

Vou usar esse post apenas para justificar a retomada a este blog. Lendo os posts anteriores percebi como eu estava em pânico com meu TCC que foi feito na maior tranquilidade, ou pelo menos depois de ter passado por essa fase é assim que me sinto em relação a ele. Acabei virando bolsista de Iniciação Científica e aproveitei para escrever um artigo sobre o tema pesquisado. O tema foi sobre o uso da Teoria das Representações Sociais no campo da administração e dos estudos organizacionais. Essa teoria é da área da Psicologia Social e é usada em áreas variadas por dialogar bem com várias. Mas enfim, não vou me estender. Era apenas para explicar o que houve nesse período que me fez chegar até aqui onde estou hoje - cursando uma Especialização em Filosofia e Psicanálise.

Depois dessa pesquisa, fiquei curiosa em áreas que dizem respeito a Psicologia principalmente no âmbito organizacional. Porém acho um pouco restrito assuntos ligados a essa área e não cogito a possibilidade de fazer uma graduação em Psicologia e tenho também minhas críticas para não fazê-la nem sequer seu mestrado pois além de tudo não me sinto preparada para entrar nessa área.

E aí meu digníssimo esposo, que sempre estudou filosofia e psicanálise por conta própria, começou a fazer um curso de aperfeiçoamento nessa área pela universidade e comecei a ler algumas coisas à respeito e fiquei muito interessada. Comecei a estudar Filosofia por conta própria para tentar as provas de novo curso e fui gostando de conhecer a Psicanálise que depois de muito tempo percebi que eu não precisava estudar psicologia para entender psicanálise pois "a pegada" é outra. Foi todo um processo de leituras iniciais, trocas de informações com pessoas da área para finalmente eu decidir procurar uma especialização nessa área. Foi aí que conheci a Escola Freudiana de Psicanálise daqui de Vitória e a associação, fiz alguns módulos com eles, participei de um Seminário que ocorreu em Novembro de 2016 e iniciei meus estudos mais intensos. 

Hoje estou fazendo Especialização em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo no polo de Santa Teresa e como requisito preciso ter um blog para exercer minha escrita nos temas propostos pelo curso. Como o curso é em EAD, faz-se necessário o uso dessa ferramenta. Portanto, estou de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário