quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UFES: História x Administração

Estou com uma mega pulga atrás da orelha e compartilharei com vocês. 

Antes de mais nada, devo procurar alguém para me esclarecer essa dúvida, até porque deve haver uma explicação.

É o seguinte: Ontem estava navegante pelo site da minha querida e confusa Universidade quando vi uma notícia sobre a abertura das inscrições para o Doutorado de História, e é claro que abri o edital para ler pois há um tempo atrás havia comentado que estaria na minha lista de interesses uma pós em Ciências Sociais ou História. Pois bem. Cheguei na parte em que citava os cursos que poderiam se inscrever e para minha surpresa não havia Administração na lista. Tinham vários cursos, inclusive Ciências Contábeis, mas administração não. Por que??? Isso ficou martelando na minha cabeça e resolvi conversar com meu digníssimo noivo e ex-aluno de lá. E eis que me veio a cabeça uma coisa curiosa.

Em novembro do ano passado, participei de um Seminário realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - Neab sobre Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras. No primeiro dia houve uma Conferência: "Relações Sul/Sul e os Desafios para implementação da Lei 10.639/03. Para quem não sabe, essa lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de ensino. Um dos componentes da mesa era a professora Leonor Franco de Araújo (professora do curso de história) e em um dado momento foi feita a pergunta: "- Vocês sabem qual é o curso mais elitista daqui?" E por frações de segundos eu pensei, deve ser Medicina ou Direito, que é onde se concentra um maior número de alunos de famílias com alto poder aquisitivo. e Eis a resposta: ADMINISTRAÇÃO. E continuou, explicando o porque, dos filhos de empresários e blá blá blá... Na mesma hora meu corpo parecia estar encolhendo na cadeira onde eu estava pois percebi que só havia eu do curso de administração perdida nesse evento. 

Devo admitir que passei a observar o perfil dos alunos do curso. O curso de Medicina fica difícil de analisar pois o prédio deles não fica dentro do mesmo Campus que a gente, mas é um curso que embora boa parte dos alunos venham de famílias "ricas", eles estudam para salvar vidas né. O curso de Direito é meio controverso. Tenho minhas opiniões mas prefiro nem ficar dando pitaco por aqui. Agora o curso de Administração, realmente os alunos me surpreendem ás vezes. E hoje, salvo alguns poucos alunos, e me incluindo nesse meio (pois acho que estou salva rsrsrs) devo concordar com a professora Leonor. 

Direi os meus motivos depois, porque quero citar alguns exemplos que observo no meu dia-a-dia como aluna. Mas já adianto que realmente o pensamento elitista toma conta de alunos e professores do curso de ADM sim. Mas isso será assunto para os próximos posts.

Voltando ao assunto do Doutorado em História e da minha dúvida. Será que haveria uma certa  "rixa" do curso de História com o curso de Administração? Todo mundo sabe que isso é o que mais existe entre alguns cursos, ou até mesmo entre professores. Mas, e aí? Por que Ciências Contábeis está na lista e Administração não? Fica essa curiosidade, mas que no mais tardar, semana que vem eu a tiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário